Qual ta mais bonito ?

10 de abr de 2007

História da MATCHBOX (resumo)

* Em 19 de junho de 1947, dois amigos de escola, Leslie e Rodney Smith (nenhum parentesco) se associaram e fundaram a Lesney Products, fabricante da famosa linha de miniaturas Matchbox. Mal sabiam eles que o nome Matchbox iria se tornar o termo genérico para designar qualquer miniatura de carro ou caminhão, de qualquer marca ou escala.



* O nome Lesney é a soma dos nomes dos fundadores, Leslie e Rodney, que se uniram depois a John W. Odell ("Jack"), que trabalhava na Diecast and Machine Tools em Londres. A idéia de utilizar uma caixa semelhante à de fósforos não era novidade, pois no começo do século já brinquedos alemães já vinham embalados assim. Em 1953, Lesney Products patenteou a marca "Matchbox" sob a qual distribuiria seus produtos, através da Moko Company (Moses Kohnstam's Company - daí "Moko"), uma empresa especializada na comercialização de pequenos fabricantes de brinquedos.



* Data deste ano a primeira série 1-75, após o sucesso da miniatura da Carruagem da Coroação da Rainha Elizabeth. Em 1959 Lesney encerrou o acordo com a Moko, adquirindo a outra metade das ações da marca Matchbox para buscar oportunidades no mercado asiático. O sucessor de Moses Kohnstam, Richard, criou então a Riko, semelhante em escala aos Matchbox.



* Em 1964 formou-se a subsidiária americana, Lesney Products U.S.A., e em 1970 seu nome mudou para Lesney Products Corporation como resultado da expansão para o Canadá e Austrália. Em dificuldades financeiras, a empresa faliu em 1982 e nasceu a "Matchbox Toys", que no mesmo ano foi vendida à to Universal International, uma holding de Hong Kong. Tornou-se Matchbox International, Ltd., subsidiária de Tyco Toys, Inc.



* Os carrinhos e caminhões foram lançados em várias séries além da 1-75 original: King Size, Major Pack, e Models of Yesteryear. Em 1969, adotando a roda de baixa fricção com barra de torção usada nos Hot Wheels da Mattel, a série 1-75 mudou seu nome para "Superfast". O mesmo ocorreu com a série King Size, que mudou para "Super Kings". Com o tempo, outros produtos vieram, como Convoy, SuperKings e Sky Busters.A série 1-75 começou com rodas de ferro montadas em eixos rebitados, depois rodas em plástico rígido cinza, prata ou preto. Variações incluem rodas em aro de metal ou plástico amarelo, vermelho ou mesmo verde com pneu também em plástico. Na série Superfast, rodas montadas em finas barras de torção possuíam calota cromada com detalhe em preto.Os modelos Matchbox não obedecem a uma escala padrão. Carros e caminhões eram produzidos num tamanho que coubesse dentro da caixa, essa sim padronizada. Os mais antigos eram de escala menor e foram aumentando com o tempo.

3 comentários:

jaosan disse...

Adorei esse resumo histórico!!!!!

Parabéns pelo blog!

Raul disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raul disse...

Ricardo,bom dia
Como faço para contacta-lo ?
Tenho um Tractor Lesley N1, filho único da minha infância.
Gostaria de negociá-lo.
Quanto vale ?
Grato
Raul

raul.risco@gmail.com